Unesco e TV Globo lançam livro “Criança Esperança – 25 Anos Criando Oportunidades”, produzido pela FSB Comunicações.

22 de outubro de 2010

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a TV Globo lançaram ontem (22/10), na sede da emissora, em São Paulo, o livro “Criança Esperança – 25 Anos Criando Oportunidades”. A publicação foi produzida pela FSB Comunicações.

O livro foi organizado em 25 capítulos, um para cada ano de existência do Criança Esperança. E cada capítulo inicia com a história de vida de uma criança, um adolescente ou um jovem, seguindo uma ordem cronológica que vai de 1 a 24 anos – eles representam cada um dos anos de existência do programa e demonstram que atendimento chega a uma faixa etária variada.

A presença deles no livro mostra ainda que o programa expandiu-se para todas as regiões do país. Há meninos e meninas de Norte a Sul, que fazem parte de instituições apoiadas pelo Criança Esperança. O primeiro capítulo é sobre a Pastoral da Criança e faz uma homenagem a sua fundadora, Zilda Arns, morta em janeiro de 2010. O último capítulo relata os principais aspectos do Criança Esperança.

Cada capítulo possui ainda uma seção chamada Contexto, uma seleção dos principais fatos ocorridos na área da infância e da juventude em cada ano – de 1986 a 2009. Essa seção faz um link entre a atuação do Criança Esperança e fatos relevantes para a infância e a juventude no Brasil nos últimos 25 anos. Para a edição desses fatos foram usadas diversas fontes de pesquisa que estão disponíveis na bibliografia do livro.

A produção do livro foi coordenada pela gerente de Comunicação Integrada da FSB Comunicações Gabriela Athias, do núcleo da diretora-executiva Gabriela Wolthers.

Os 25 capítulos também trazem depoimentos de pessoas que fizeram parte da trajetória do programa em diferentes momentos e que ajudaram e, em alguns casos, ainda ajudam a escrever esta história desse programa, que é considerado um exemplo de sucesso pelo Sistema das Nações Unidas.

O livro foi lançado durante o debate Participação Social e Construção do Desenvolvimento Humano no Brasil _a contribuição das organizações não governamentais, moderado por Zeca Camargo e transmitido ao vivo por meio do site do Criança Esperança. (http://criancaesperanca.globo.com/)

Participaram do evento: José Roberto Marinho, Vice-Presidente de responsabilidade social das Organizações Globo, Vincent Defourny, Representante da UNESCO no Brasil, o Governador do Estado de São Paulo, Alberto Goldman, o Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e Fernando Rossetti, Secretário Geral do GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), entre empresários e representantes de organizações não governamentais.